quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose continua a ser uma das intolerâncias alimentares com mais prevalência entre a população portuguesa.

A lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados, que necessita de ser quebrado para ser digerido pelo organismo. Essa quebra é realizada pela lactase, a sua enzima. Quando há uma intolerância à lactose, significa que o organismo não produz lactase suficiente para separar a lactose em galactose e glicose, e assim serem metabolizadas individualmente.

A má absorção da lactose pode levar à irritação da mucosa intestinal. Repetidas lesões podem levar a futuras alergias alimentares.
Ou seja, a intolerância caracteriza-se pela dificuldade na digestão e absorção de alimentos e seus constituintes, através de reações adversas que podem surgir a longo prazo. A alergia é uma resposta imunológica e imediata, com sintomatologia de maior agressividade. Quando apresenta intolerância à lactose, não significa que é alérgico, mas será necessário tomar medidas preventivas para que essa intolerância não se desenvolva para a alergia.

Para solucionar o problema e para que o organismo possa produzir lactase, é fundamental retirar a lactose da alimentação. Os sintomas também se podem atenuar com o uso de probióticos ou a utilização de enzimas digestivas. Tudo isto depende do grau de intolerância que apresenta.

Faça já o seu teste de intolerância alimentar e descubra como o seu organismo se comporta ao nível de produção da lactase e de outras enzimas digestivas.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Intolerância a Aditivos Alimentares


A constante evolução no mercado com o aumento da variedade de produtos alimentares, tem vindo a modificar os hábitos alimentares dos portugueses. Hoje em dia, com o estilo de vida agitado e devido à falta de tempo, muitas vezes substituem-se os alimentos in natura por alimentos processados, com a presença de aditivos.

Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência.
Muitas vezes, o aparecimento de sintomas de má digestão está na origem da presença de certos aditivos nos alimentos.

Apesar da utilização de aditivos alimentares estar sujeita ao cumprimento da legislação em vigor, existem alguns com efeitos nocivos a longo prazo, muitos deles desnecessários e enganadores e outros em que não existem estudos conclusivos sobre a sua segurança.

Contudo, apesar do esforço para a utilização de produtos biológicos e naturais, muitas vezes somos obrigados a ter outras opções.

O teste de intolerância alimentar pode ser útil para verificar se existe algum aditivo presente nos alimentos responsável pela manifestação de distúrbios gastrointestinais.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Um dia sem glúten

A intolerância ao glúten, uma proteína presente em cereais como o trigo, cevada, centeio e aveia, é uma das intolerância de maior prevalência na população portuguesa.

Parece não ser fácil seguir uma dieta totalmente isenta de glúten, dada a presença destes cereais em inúmeros alimentos do nosso dia-a-dia. No entanto, hoje em dia já há uma grande variedade de produtos no mercado com baixa percentagem ou sem glúten.

Alimentos permitidos na intolerância ao glúten:
- Frutos
- Hortícolas
- Carne (sem panar)
- Peixe (sem panar)
- Azeite
- Produtos lácteos (ver nos rótulos se não contém espessante à base de amido)
- Arroz
- Batata
- Amaranto
- Quinoa
- Milho
- Soja

Segue um exemplo de um dia alimentar isento de glúten:

Pequeno-almoço:
- 1 colher de sopa de Corn flackes de milho
- 250 mL de bebida de soja
- 1 porção de fruta

Meio da Manhã
- 1 iogurte sólido magro
- 1 porção de fruta

Almoço
- 1 tigela de sopa de legumes, sem batata
- 90 g de carne + 2 batatas + 100 g de legumes ou salada fresca

Meio da Tarde
- 1 porção de fruta
- 1 queijinho fresco magro

Jantar
- 1 tigela de sopa de legumes, sem batata
- 90 g de peixe + 2 colheres de sopa de arroz + 100 g de legumes ou salada fresca

Faça já o seu teste e descubra o seu grau de intolerância aos cereais.