segunda-feira, 21 de abril de 2014

Lactose & Lactase


A lactose (açúcar no leite) faz parte da composição natural dos lacticínios.
Para ser absorvida a lactose precisa de ser hidrolisada (digerida) no intestino por ação da lactase, uma proteína específica com atividade enzimática. A hidrólise da lactose consiste na separação da lactase nos seus dois componentes mais pequenos: a glicose e a galactose. Só desta forma é possível ocorrer a sua absorção diretamente para a corrente sanguínea.

Se a lactose não for hidrolisada permanece inteira no intestino, sem ser absorvida para a corrente sanguínea, o que pode provocar a drenagem de água para o lúmen intestinal, que por sua vez, pode causar diarreia.
Simultaneamente, a lactose inteira é fermentada por bactérias da flora intestinal (lactobacillus e bifidobacterium), com produção de ácido láctico e hidrogénio, podendo gerar sintomas, como o a distensão abdominal e a flatulência.

Faça já o seu teste de intolerância alimentar e descubra se é intolerante à lactose, ou seja, se o seu organismo não produz quantidade suficiente de lactase, impedindo a hidrólise da lactose.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Angelina Amorim encontrou "surpresas" no seu teste de intolerâncias

"Gostei muito de fazer o teste de intolerância alimentar desde logo pela forma simples como o teste é feito e também porque o seu resultado é muito completo. Fiquei surpreendida ao saber que não deverei comer alguns alimentos que consumia e quais as consequências destes no meu organismo, o que é muito importante porque, desta forma, posso selecionar com maior segurança e conhecimento a minha alimentação. A saúde é um bem muito valioso e nunca nos devemos esquecer que cabe a nós zelar por ela."

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Intolerância Alimentar na Infância


Detetar as intolerâncias alimentares nas crianças pode não ser uma tarefa fácil, uma vez que elas ainda não conseguem fazer algumas associações do que lhes poderá causar os variados sintomas abdominais.

Por outro lado, com o crescimento, o organismo vai evoluindo no que diz respeito à produção enzimática, sendo esta mais reduzida numa idade precoce.
Assim sendo, muitas vezes a intolerância resolve-se com a exclusão do alimento, mas até chegarmos ao alimento em questão, são feitas experiências que podem privar a criança de alguns nutrientes fundamentais na sua fase de crescimento.

Com o teste de intolerância alimentar conseguirmos facilmente detetar se existe algum alimento ou substância que faça parte do dia alimentar da criança e que pode estar na origem dos sintomas.

Por ser um teste indolor, simples e rápido, é um método de grande utilidade para os mais novos.