quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Novos alimentos


Recentemente recebi uma lista com novos alimentos a ser avaliados no teste de intolerância alimentar o que me deixou bastante contente. Nesta lista encontra-se os superalimentos (sementes de chia, linhaça, girassol, quinoa, etc), mais frutas, legumes, alimentos proteicos e bebidas alternativas ao leite (bebida de amêndoa, arroz, avelã, espelta, quinoa). Este último deixou-me particularmente mais interessada.

Ora de facto surgem várias pessoas com intolerância á lactose, ou que devem ter especial atenção ao leite animal porque já apresentam dificuldade a digeri-la (tendência para intolerância). Nestas situações a recomendação voltava-se para o leite sem lactose ou para a bebida de soja (esta bebida era avaliada no teste). Limitar-me a estas duas opções confesso que me deixava frustrada, principalmente quando descobria uma intolerância também á bebida de soja. Sei que para muitas pessoas, a meia de leite de manhã é essencial e retirar este pequeno prazer me deixava desconfortável, mas sugerir uma bebida alternativa que não tinha a certeza que ia aceitar bem era um risco apesar destas bebidas alternativas ao leite serem bastante ricas e óptimas opções. É sem dúvida uma mais-valia saber se de facto a mudança que vai fazer é segura. Fiz um pequeno resumo numa tabela dessas principais bebidas.



Por 100g
Espelta
Macadâmia
Aveia
Amêndoa
Avelã
Arroz
Soja
Kcal
49
36
47
47
51
54
35
HC Totais
8,4
3,4
8,1
3,8
4,6
11
0,1
Açucares
5,2
2,1
3,9
2,8
3,7
6,5
0,1
Lípidos
1,2
2,4
1,3
3
3,2
1,1
2,1
Saturados
0,1
0,4
0,5
0,3
0,2
0,2
0,4
Proteína
0,7
0,5
0,3
0,9
0,7
0,1
3,7
Fibra
0,7
<0,5
0,8
0,7
0,5
0
0,6
Sal
0,09
0,13
0,08
0,08
0,10
0,09
0,04
  



A de arroz é bastante energética, rica em hidratos de carbono e pobre em proteína e fibra o que facilita a digestão, ideal para desportistas, principalmente que pratiquem exercício aeróbio (cardiovascular). A bebida de aveia é uma otima aliada para quem sobre de obstipação (prisão de ventre) pelo seu alto teor de fibra, ainda protege as nossas células de radicais livres (podem causar cancro) devido à concentração elevada de vitamina E, um excelente antioxidante. Temos ainda a bebida de amêndoa e avelã, estas são rica em ácidos gordos essenciais (ómega 3 e 6), excelente para prevenir/combater doenças cardiovasculares. Contém ainda grandes concentrações de vitamina E, potássio, magnésio, zinco e cálcio. A quinoa é um cereal bastante interessante, contem um valor elevado de proteína, relativamente aos restantes cereais, mas o importante deste cereal é o seu conteúdo de aminoácidos essenciais (significa que o organismo não os consegue produzir e necessita de os ingerir) especialmente a lisina e metionina, ainda possui uma concentração interessante de ferro, fosforo e cálcio. A bebida de soja destaca-se pelo seu teor de proteína, óptima para praticantes de desporto anaeróbio (musculação). 






Existem outras bebidas. Todas elas são bastante ricas em vitaminas e minerais e a grande vantagem é serem uma excelente alternativa para pessoas intolerantes à lactose, para quem tem alergia ao leite de vaca ou quem simplesmente não se sente bem com o leite de origem animal. No entanto, nem todas elas conseguem se equiparar à concentração de cálcio do leite de vaca, para tal a industria enriquece essas bebidas, deve ter atenção e verificar se de facto existe esse acrescento. Até então estas bebidas parecem otimas mas têm um senão. No geral, têm uma quantidade superior de açúcar (>5g/100g) pelo que deve sempre preferir as originais, ao natural ou light, o que significa não ter açucares adicionados. 

Apesar da maioria das grandes cadeias de supermercado já possuírem uma zona de produtos dietéticos e/ou biológicos bastante variada poderá não encontrar facilmente todas estas bebidas, terá de se deslocar a lojas específicas, aconselho as lojas celeiro.

Não tenha medo da mudança.


Comece a mudança introduzindo estas bebidas em batidos

Ideal para uma refeição intercalar (pequeno almoço, meio da manhã ou lanche)
·         1 chávena de leite amêndoa
·         2 colheres de sopa de flocos de aveia integrais
·         1 banana
·         1 colher de sopa de sementes de chia ou de linhaça
·         1 colher de café de cacau em pó (não açucarado)

Batido ideal para desintoxicar
·         ½ copo de bebida de arroz
·         2 maças
·         1 pepino
·         Sumo de meio limão
·         Gengibre  e canela a gosto

Batido que ajuda o intestino preguiçoso
·         1 copo (250ml) de bebida de aveia
·         2 ameixas frescas e 2 secas
·         1 maça com casca
·         1 colher sopa de flocos de aveia integrais
·         1 colher sopa de sementes de linhaça


Sem comentários:

Enviar um comentário