segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Intolerância a Aditivos Alimentares


A constante evolução no mercado com o aumento da variedade de produtos alimentares, tem vindo a modificar os hábitos alimentares dos portugueses. Hoje em dia, com o estilo de vida agitado e devido à falta de tempo, muitas vezes substituem-se os alimentos in natura por alimentos processados, com a presença de aditivos.

Os aditivos alimentares são substâncias que são adicionadas aos alimentos com o propósito de manter ou modificar o seu sabor ou melhorar a sua aparência.
Muitas vezes, o aparecimento de sintomas de má digestão está na origem da presença de certos aditivos nos alimentos.

Apesar da utilização de aditivos alimentares estar sujeita ao cumprimento da legislação em vigor, existem alguns com efeitos nocivos a longo prazo, muitos deles desnecessários e enganadores e outros em que não existem estudos conclusivos sobre a sua segurança.

Contudo, apesar do esforço para a utilização de produtos biológicos e naturais, muitas vezes somos obrigados a ter outras opções.

O teste de intolerância alimentar pode ser útil para verificar se existe algum aditivo presente nos alimentos responsável pela manifestação de distúrbios gastrointestinais.

Sem comentários:

Enviar um comentário