quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose continua a ser uma das intolerâncias alimentares com mais prevalência entre a população portuguesa.

A lactose é um dissacarídeo presente no leite e seus derivados, que necessita de ser quebrado para ser digerido pelo organismo. Essa quebra é realizada pela lactase, a sua enzima. Quando há uma intolerância à lactose, significa que o organismo não produz lactase suficiente para separar a lactose em galactose e glicose, e assim serem metabolizadas individualmente.

A má absorção da lactose pode levar à irritação da mucosa intestinal. Repetidas lesões podem levar a futuras alergias alimentares.
Ou seja, a intolerância caracteriza-se pela dificuldade na digestão e absorção de alimentos e seus constituintes, através de reações adversas que podem surgir a longo prazo. A alergia é uma resposta imunológica e imediata, com sintomatologia de maior agressividade. Quando apresenta intolerância à lactose, não significa que é alérgico, mas será necessário tomar medidas preventivas para que essa intolerância não se desenvolva para a alergia.

Para solucionar o problema e para que o organismo possa produzir lactase, é fundamental retirar a lactose da alimentação. Os sintomas também se podem atenuar com o uso de probióticos ou a utilização de enzimas digestivas. Tudo isto depende do grau de intolerância que apresenta.

Faça já o seu teste de intolerância alimentar e descubra como o seu organismo se comporta ao nível de produção da lactase e de outras enzimas digestivas.

Sem comentários:

Enviar um comentário