terça-feira, 16 de julho de 2013

Intolerância Alimentar

"Cerca de 8% das crianças com menos de seis anos têm intolerância alimentar, de acordo com Pedro Lopes da Mata, médico imunoalergologista.
Este problema, muito mais comum do que se pensa, pode definir-se como uma reação adversa desencadeada por um alimento ou ingrediente culinário. São vários os alimentos que provocam intolerância alimentar. Os mais frequentes são o leite, ovos, nozes, marisco, trigo, chocolate, porco, frango, tomate, fruta, queijo, levedura e aditivos.

Causas

- Libertação de histamina que produz sintomas semelhantes aos de uma alergia.
- Carência de enzimas responsáveis pela digestão de determinados alimentos.
- Consumo excessivo de alimentos ricos em substâncias com efeitos farmacológicos (cafeína, histamina, tiramina, triptamina ou serotonina).
- Reação adversa aos aditivos presentes em alimentos processados.

Sintomas
Asma, rinite, obstrução nasal, dor abdominal, diarreia, urticária, eczema, acne, depressão, fadiga, enxaquecas, ansiedade e hiperatividade nas crianças são os mais comuns.

TratamentoEm primeiro lugar, é necessário identificar o alimento ou alimentos que provocam a intolerância. Depois disso, basta eliminá-los da dieta habitual.

Diga adeus à obesidadeA intolerância alimentar pode ser a causa dos quilos a mais em pessoas que não respondem às dietas. Quando se elimina o alimento que provoca a intolerância, consegue-se perder peso.

Fonte: saude.sapo.pt - 16/07/2013

Para conhecer quais as suas intolerâncias alimentares faça já o seu teste.

Sem comentários:

Enviar um comentário