segunda-feira, 22 de julho de 2013

Intolerância à Frutose

« A frutose além de ser encontrada sob forma isolada na natureza,  está presente em muitos alimentos.
A frutose é o monossacarídeo predominante em várias frutas. Também pode ser encontrado em leguminosas (soja, ervilha, lentilha e feijão) e vegetais (repolho, cebola, alho). Outra importante e conhecida fonte alimentar deste açúcar é o mel, o qual fornece a maior concentração de frutose na forma livre, de aproximadamente 42,4% do peso total do alimento.
Dado que a frutose possui um potencial poder adoçante, a indústria alimentar tem-na utilizado para aumentar a palatabilidade dos alimentos, sendo adicionada em doces, bebidas e frutas industrializadas. Os produtos de confeitaria têm, em média, 1 a 2% de frutose. Porém, se estes alimentos apresentarem frutas na sua composição, a quantidade de frutose pode aumentar para cerca de 11%.
Estudos indicam que a frutose pode ser recomendada como adoçante, em substituição da glicose, a diabéticos. No entanto, não existe consenso em relação ao uso desse açúcar. Alguns autores  consideram que o uso descontrolado da frutose resultaria em produção de glicose pelo organismo, e, consequentemente, aumento da glicemia.
Outras pesquisas demonstraram que a frutose está associada ao aumento dos níveis de triglicerídeos e colesterol, por também ser precursora de gorduras. Ela estimula a atividade de enzimas no fígado resultando em maior síntese de lípidos.
Outros efeitos ocasionados pelo excesso de frutose no corpo relatados em estudos são: aumento de ácido úrico circulante no sangue (principalmente em pessoas hipertensas), ganho de peso, esterilidade e desenvolvimento de doenças neuro degenerativas (demências como o Alzheimer).
O aparecimento dos efeitos colaterais associados ao uso de frutose deve servir de alerta para a necessidade de consumo controlado, mesmo havendo poucos estudos divulgados sobre o efeito maléfico do alto consumo desse monossacarídeo em humanos. A ingestão de frutose deve ser feita cautelosamente, sob orientação de um profissional da saúde qualificado.»

Fonte: anutricionista.com - 22/07/2013

Sem comentários:

Enviar um comentário