sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Intolerante à fruta? E aos sumos de fruta?

As frutas frescas, principalmente as frutas da época, são fontes de água, vitaminas e minerais. São, por isso, muito nutritivas e também práticas e saborosas.
No entanto, as frutas são ricas em frutose. Como todos os tipos de açúcar, a frutose, quando ingerida em excesso, contribui para o pico de insulina, produzindo energia em excesso para o nosso corpo. Quando esta energia não é utilizada, acumula-se em forma de gordura, o que leva ao consequente aumento de peso.

Assim, quando a fruta é consumida em forma de sumos, não só adquirimos uma maior quantidade de açúcar, como também não aproveitamos a fruta na sua totalidade, podendo ficar de fora partes que contêm mais nutrientes.
Além disso, a sua digestibilidade também pode estar afetada: "Quantas vezes até nos sabe bem uma laranja fresquinha, mas se comermos duas ou três já nos sentimos indispostos?"
O mesmo acontece com o sumo: maior quantidade de laranja poderá levar a uma pior digestão e consequente intolerância.

O teste de intolerância alimentar ajuda-nos a detetar quais as frutas que toleramos melhor, as que podemos ingerir em maior quantidade ou as que devem ser consumidas com moderação, principalmente sob a forma de sumos.

Sem comentários:

Enviar um comentário